Voltar ao Início
Image Alt

A Ilha do Faial

Cidade da Horta | Açores

A Região Autónoma dos Açores é constituída por nove ilhas que se estendem por uma vasta superfície oceânica. As ilhas estão muito afastadas entre si, por esse motivo foram reunidas em três grupos: Grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel), Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Grupo Ocidental (Flores e Corvo).

Todas as ilhas são regiões elevadas da Cordilheira Submarina – a crista central do Atlântico. As rochas são essencialmente vulcânicas (basaltos).

As ilhas são bastante acidentadas sendo o seu relevo caraterizado pela existência de cones vulcânicos ainda bem conservados.

O ponto mais elevado do território português é o Pico com 2351 metros de altitude, na ilha do Pico, sendo facilmente observável da ilha do Faial.

 

A Ilha do Faial (a Ilha Azul) tem 19,8 km de comprimento e 14 km de largura máxima, os 173,1 km2 de superfície da ilha tem uma forma quase pentagonal.

O Faial faz parte do Grupo Central é a ilha mais ocidental do chamado “triângulo”, as outras ilhas são o Pico e São Jorge. O ponto mais alto da ilha (1043 m) situa-se em Cabeço Gordo.

O nome da Ilha deriva provavelmente dos muitos exemplares de Morella Faya (Faia-da-terra) que a povoavam.

As primeiras populações oficiais, de origem flamenga e portuguesa, chegaram à ilha por volta de 1465.

Paisagens Vulcânicas

A Caldeira é uma depressão vulcânica, com um perímetro de sete quilómetros, cujas paredes estão cobertas por espécies endémicas. A 450 metros abaixo do miradouro da Caldeira, encontra-se um lago intermitente e um pequeno cone vulcânico, coberto com os restos da floresta Laurissilva primitiva.
No extremo ocidental da ilha, o vulcão dos Capelinhos ergue-se majestosamente, testemunho da última erupção ocorrida nos Açores. As cinzas cinzentas e os resíduos vulcânicos emitidos entre 1957 e 1958 só agora começam a ser invadidos pela vegetação verde, que teimosamente tenta colonizar este novo território.
Da ilha do Faial podem-se observar as ilhas circundantes. Das ruínas do Farol da Ponta da Ribeirinha é possível observar o perfil do vulcão de São Jorge. Em frente da baía da Horta observa-se a magnífica montanha do Pico.
No lado ocidental da ilha, a zona costeira é caraterizada por majestosas falésias entre a Ribeira Funda e a Praia do Norte que se situam entre o Morro de Castelo Branco e Varadouro, encontram-se quase na sua totalidade submersas, originando as falésias rochosas de Capelo, que se estendem em direção a oeste, sendo a área geologicamente mais recente da ilha.

Praias

Porto Pim, praia de areia branca, está naturalmente abrigada das correntes e ventos pelo Monte Queimado e Monte da Guia.
Praia do Almoxarife, possuidora de uma longa faixa de areia preta, local muito utilizado para a prática de surf.
Praia do Norte, praia de areia preta, abrigada por altas falésias, local muito utilizado para a prática de surf.
Praia da Conceição ou Praia da Alagoa é uma pequena praia de areia preta ao lado do terminal de ferries.

Piscinas Naturais

Na Ilha do Faial encontram-se várias opções de piscinas naturais espalhadas ao longo da costa, para desfrutar durante a sua estadia, as mais conhecidas são: Varadouro, Castelo Branco, Porto do Comprido, Porto da Eira, Porto do Salão e Boca da Ribeira.

Património

A igreja de São Salvador, com o seu interior ricamente decorado em madeira esculpida coberta com painéis de ouro e azulejo destaca-se no aglomerado urbano.
A arquitetura patente nas casas é demonstrativa do espírito internacional e do carácter cosmopolita secular da ilha.
As casas construídas no século XX para alojar as comunidades de ingleses, alemães e franceses que trabalhavam em estações telegráficas e de comunicação por cabo foram integradas nos mais antigos testemunhos deste cosmopolitismo.
O ambiente eclético continua a ser um apanágio da Horta, onde está localizado o lendário Peter Café Sport, local de encontro para viajantes e marinheiros de todo o mundo.
A tradição faz com que todos os navegadores deixem no porto da Horta uma pintura no betão cinzento do cais, se o fizerem, o barco chegará ao seu destino em segurança.

Cultura

Parte da história da Ilha do Faial pode ser conhecida visitando o Museu da Horta, alojado no antigo Colégio Jesuíta, graças às suas coleções documentais, etnográficas, fotográficas e artísticas.
Na antiga Fábrica da Baleia em Porto Pim, funciona um complexo museológico, que expõe uma coleção de ferramentas da extinta caça à baleia.
O Museu Scrimshaw, pertencente ao Peter Café Sport, exibe uma coleção de objetos em osso e dente de baleia, esculpidos ou trabalhados em baixo-relevo, testemunhas de uma época em que as baleias eram a fonte de rendimento para muitas famílias do arquipélago e a inspiração dos artesãos locais.
As obras de artesanato feitas na Ilha do Faial em medula de figo são tão famosas que o Museu da Horta tem uma sala inteiramente dedicada ao legado do Mestre Euclides Rosa.
A Escola de Artesanato de Capelo tenta preservar o talento dos artesãos locais, que se expressam através de escamas de peixe, flores e bordados em fios de palha sobre tule.

QUERO PARTICIPAR

Faça a sua inscrição no Global Ranger Congress antes de 10 SET e pague apenas 350€, com 5 Noites (Quarto duplo c/ Peq. Almoço) + 8 Refeições (4 Almoços e jantares).

TELL ME MORE

Make a splash with WaveRide, designed for everyone passionate about all things surfing.

156-677-124-442-2887
info@wordpress.com
184 Main Collins Street Victoria 8007
Follow Us: