Voltar ao Início

Blog

Faial

A ilha do Faial é uma das mais apreciadas pelos turistas que visitam os Açores. A razão é simples: natureza virgem, paisagens de contos de fadas e praias.

A ilha do Faial faz parte do grupo central dos Açores, e pertence às “ilhas do triângulo” juntamente com São Jorge e a vizinha Pico. Está separada desta última pelo Canal do Faial, com cerca de 8 quilómetros de largura. A ilha foi descoberta em 1427 e colonizada em 1432 por alguns colonos flamengos; Leva o nome da presença de muitas faias , na verdade faias, na ilha. O Faial caracteriza-se também por um grande número de hortênsias , de um azul intenso, que costumam ser fonte de decoração de casas, ruas e edifícios públicos. Por esta razão, o Faial é apelidado de ” a Ilha Azul “. Durante o século XVII, a ilha tornou-se um porto comercial muito importante, graças à sua posição que a tornava um porto seguro entre a Europa e a América .

O que ver no Faial

O Faial oferece muitas ideias interessantes para viver uma estadia intensa e activa . Para além de se caracterizar por uma conformação particular do território, claramente ligada à sua origem vulcânica, a ilha caracteriza-se pelos seus portos e pelas suas magníficas vistas sobre o mar, tanto que o Faial sempre foi um ponto de referência para os navegadores açorianos . e além. apenas.

Como em todas as ilhas do arquipélago, o conselho é não se limitar à zona costeira , mas também explorar o que o Faial esconde na sua paisagem e nos seus picos.

cidade da horta

A Marina é imperdível. Você ficará fascinado com todas aquelas cores e depoimentos de marinheiros de todo o mundo e com os muitos desenhos cuidadosamente feitos por marinheiros como símbolo de boa sorte.

Outro ponto emblemático da capital faialense é o Peter Café Sport , uma verdadeira instituição. Para admirar uma vista impressionante sobre a cidade, é preciso subir ao Monte Guia , um antigo vulcão que se originou no mar e depois se juntou à ilha do Faial, ou ir até à Ponta da Espalamaca , um promontório sobre a cidade da Horta que permite Observar desde acima do intenso movimento de navios no porto.

Os murais da marina da Horta

A ilha do Faial é famosa pelos seus murais. Tudo começou há alguns anos com a iniciativa de um tripulante de um veleiro fundeado na Horta que quis fazer um quadro como recordação da sua passagem pelo Faial no cais do porto.

Esta primeira pintura foi seguida por muitas outras. É um mosaico de cores, onde estão representados os nomes das naus, que ao longo dos tempos atracaram na Horta.

Com o tempo, uma lenda se espalhou: os barcos que não deixarem a memória de sua passagem pela ilha terão azar!

Fábrica Porto Pim Baleia

A Fábrica Porto Pim Baleia vai permitir-lhe conhecer a vida dos baleeiros e o processo de trabalho para a produção de óleos e farinhas obtidos a partir de cetáceos, especialmente cachalotes. Conserva todas as máquinas utilizadas na caça à baleia, setor ativo na ilha até finais do século XX e vital para a economia faialense . Muito recomendável.

museu de scrimshaw

Complementar à Fabrica da Baleia, o Museu Scrimshaw apresenta uma interessante coleção de trabalhos realizados com partes de baleias ou inspirados na memória destes cetáceos.

Esses artefatos foram esculpidos e trabalhados pelas mãos habilidosas dos pescadores da ilha; o museu está conectado ao Peter Cafe Sport , um bar icônico para todos os marinheiros e baleeiros do mundo.

Museu da Horta

Por fim, parte da história do Faial pode ser descoberta no Museu da Horta , instalado no antigo Colégio dos Jesuítas, no interior do qual se conservam com excelência acervos documentais e etnográficos, bem como fotografias e obras de arte.

Vulcão dos Capelinhos

No cimo da Península do Capelo encontra-se o Vulcão dos Capelinhos . O conjunto formou-se ao longo de milénios devido à sobreposição de camadas lávicas provocadas por sucessivas erupções. O vulcão foi ativado entre 1957 e 1958: a lava acumulou-se perto da chaminé vulcânica, dando origem a um ilhéu que se juntava ao Faial.

O farol e algumas casas destruídas pela erupção acentuam a aspereza de uma paisagem verdadeiramente única nos Açores. A subida ao farol oferece uma vista impressionante sobre a paisagem vulcânica e os arredores, e se gosta de caminhar pode fazer uma excursão ao vulcão com cerca de 3 quilómetros.

Pode ainda visitar o Centro de Interpretação do Parque Natural , que lhe permite conhecer os fenómenos geológicos e vulcânicos das ilhas dos Açores. A visita ao vulcão e ao Centro tem acesso limitado: se quiser fazê-lo, é aconselhável reservar com antecedência.

caldeira

Localizada no centro geográfico do Faial, a Caldeira é uma enorme cratera vulcânica. Muitas vezes é cercado por neblina e isso não permite que você admire este lugar mágico como deveria. É muito agradável percorrer entre as hortênsias o caminho que conduz aos pontos panorâmicos de onde se pode admirar a cratera em toda a sua extensão.

Na Caldeira existe uma vegetação exuberante : existem várias espécies de árvores como cedros, zimbros e faias, enquanto no terreno existem fetos e musgos. Os turistas que visitam esta zona do Faial tendem a falar em voz baixa, em sinal de respeito pela majestade destes locais, onde o silêncio é obrigatório. Você também pode fazer um passeio pela circunferência da cratera : todo o percurso tem cerca de 8 km e permite admirar a área de diferentes ângulos.

cidades e portos

O Faial alberga aldeias piscatórias verdadeiramente tradicionais e encantadoras . Por exemplo, visite o Porto do Comprido , um óptimo local para relaxar e vivenciar a vida marinha que esta ilha açoriana tem para oferecer. A costa norte oferece também locais característicos junto ao mar, como os pequenos portos dos Cedros e do Salao .

As praias do Faial

Embora o Faial seja um local de eleição para os amantes da natureza selvagem e dos passeios, não é certamente descurado pelos amantes do mar e do relaxamento: possui diversas zonas balneares, fator que a distingue das restantes ilhas dos Açores. , onde as verdadeiras praias são escassas.

porto pim

Se estiver na Horta, a praia mais próxima é a de Porto Pim , que se destaca do resto da ilha pelo seu areal fino e claro. Ela serpenteia muito suavemente em direção ao mar e é, portanto, um local ideal para crianças pequenas. Porém, é uma praia que fica muito lotada durante a alta temporada, então se você não é amante do caos, não vá!

Praia de Pedro Miguel

Se procura um oásis de paz, então refugie-se na Praia de Pedro Miguel . É um lugar isolado, onde os turistas dificilmente chegam em massa. Equipe-se com um almoço embalado e passe aqui um belo dia no mar.

Maço de notas

A Fajã , por sua vez, é uma extensa praia de areia preta; aqui o mar é menos calmo e as ondas batem na costa. A praia é gratuita; nas proximidades, no entanto, também há um restaurante, chuveiros e banheiros.

almoxarife

Por último, a praia de Almoxarife , situada a nascente da Horta, é interessante. É uma praia de areia muito popular, acessível por uma avenida, completa com estacionamento, restaurantes e bares.

piscinas naturais

A essas praias somam-se então uma série de piscinas naturais , que se originaram da conformação do litoral. Estas piscinas de água salgada são acedidas por escadas e rampas, algumas mais indicadas para pequenos banhistas do que outras! Mencionámos o Comprido , a Porta da Eira e a Porta do Salao .

O que fazer no Faial

A ilha do Faial oferece tantas atividades aos visitantes que vai ser difícil não experimentar pelo menos uma! As paisagens, a cultura, a biodiversidade da vegetação, as formações geológicas e o belo mar dos Açores proporcionam momentos únicos e irrepetíveis. A ligação ao mar mantém-se forte em toda a ilha, sobretudo na sua capital Horta.

baleias e golfinhos

Uma visita obrigatória é à Estação Baleeira de Porto Pim , uma antiga fábrica onde se trabalhava a carne de baleia. Os cetáceos também serviam para extrair o óleo, que depois servia para lubrificar máquinas e gerar energia na ilha.

Há algum tempo, a caça à baleia era crucial para os Açores e para a subsistência dos seus habitantes. Com o progresso, os pescadores pararam de matá-los, mas hoje eles são tão importantes para a indústria da ilha: os turistas adoram sair para o mar para observar as baleias, na esperança de admirá-las e fotografá-las de perto .

Durante a excursão poderá também observar outros cetáceos, incluindo golfinhos . Também pode praticar snorkeling ou mergulho para admirar a fauna e flora marinha.

Caminhada

A melhor forma de conhecer a ilha do Faial é percorrendo -a a pé. São muitos os percursos pedestres, alguns até muito longos, entre os quais o que liga os 10 vulcões do Faial, com um total de 27 km. A dica é começar na Caldeira e terminar no Porto do Comprido .

Aventure-se também no Trilho dos Caminhos Velhos , que é um caminho que junta os antigos caminhos utilizados pelos habitantes do nordeste da ilha.

Outro percurso muito interessante é a subida ao Monte Da Guia , a partir do centro da Horta. Esta é uma excursão que dura aproximadamente 2 horas.

Eventos e festas

Na ilha do Faial, a festa em honra de São João (Festa de São João) é celebrada a 24 de junho. Já em agosto celebra-se a Semana do Mar, dedicada exclusivamente aos desportos náuticos e que faz da Horta a “ capital dos marinheiros ”.

Onde dormir no Faial

São várias as opções ao dispor de quem visita o Faial . Entre os locais mais turísticos encontra-se a vila do Varadouro , estância de veraneio dos habitantes da Horta. A vila tem uma excelente localização, abrigada por uma alta falésia, para manter sempre um clima temperado. Escolha o Varadouro se procura um alojamento simples e básico.

Almoxarife , por outro lado, é um local apreciado pelos jovens, pois nas noites de verão oferece sempre algo para fazer. Na praça principal da cidade costuma haver grupos musicais, que oferecem música ao vivo. Além disso, existem acomodações realmente acessíveis, como o camping municipal localizado à beira-mar.

A estas pequenas e típicas aldeias piscatórias devemos acrescentar a capital Horta , sem dúvida a zona mais servida da ilha. Aqui, além de pensões e hotéis baratos, também há acomodações mais luxuosas para quem busca o máximo de conforto. Se pretende explorar outras ilhas do arquipélago, é ainda mais cómodo ficar na Horta, pois todos os dias partem ferries para o Pico, São Miguel e Terceira.

Fonte: https://www-portugal-net.translate.goog/azores/faial

TELL ME MORE

Make a splash with WaveRide, designed for everyone passionate about all things surfing.

156-677-124-442-2887
info@wordpress.com
184 Main Collins Street Victoria 8007
Follow Us: